sexta-feira, 11 de outubro de 2013

OSAEL DE CARVALHO VERSO A VERSO * ANTONIO CABRAL FILHO

*
Este é O LITERÁRIO nº 161, que completa o 13º ano de vida literária agitando poesia. Nessa época, Osael de Carvalho recebeu inúmeras homenagens, dentre as quais destaco, segundo meu ponto de vista, aquela que eu considero a mais singela e, por conseguinte, também a mais representativa, por vir de quem está longe e não tem outra forma de abraçar o poeta e lhe dar seus parabens por atividade tão nobre. Vem da escritora Suelly Correa Gomes, no sul do país, traga através de uma trova: " SAUDEMOS O LITERÁRIO, POR TREZE ANOS DE VIDA, UM GLORIOSO ANIVERSÁRIO, É UM FEITO EXTRAORDINÁRIO, A QUE A GLÓRIA FAZ GUARIDA."
Nessa época, eu não tinha o que eu chamo de "laços" com Osael; às vezes, lhe enviava o meu CURUPIRA, sempre cheio daquela esperança de que pelo menos ele registrasse para os seus leitores que o recebera, mas para meu prazer, ele incluiu um poema meu nesta edição e a partir daí, ficamos mais assíduos na correspondência.
*
*
Isso durou até o seu "desenlace" terreno, mas como ele, eu sei que continua e é por isso que deixo aqui registrado um pouco de sua dedicação à poesia.
OSAEL EM TROVAS
1
O amor chega sem jeito,
balança meu coração,
que bate forte no peito
temendo desilusão.
2
Mãe, tu és o meu verso,
minha luz e inspiração,
rainha do meu universo,
manhã do meu coração.
3
Guerra matando crianças,
o homem perde o juízo,
negação do paraíso
perda todas as esperanças.
4
No nascer da poesia
entoei minha canção,
ser trovador: Alegria,
muito amor no coração.
5
Quando a saudade chegar
não ponhas as mãos no rosto,
a vida é para se amar
sem mágoa, ódio ou desgosto.
6
Na rua, ao ver a criança,
pobre, só e abandonada,
ali se perde a esperança
de ver a pátria renovada.
7
Você chega e me convida
pra te amar mais e mais;
feliz te amo querida,
pois amor nunca é demais.
8
Implorei o teu perdão
movido pela saudade,
os rogos do coração
achastes frivolidade.
9
Guris perdidos na vida
sentindo o tempo que passa,
é a desgraça revivida
nesta vida de desgraça.
10
Cantigas de um trovador
é ver o céu iluminado,
cantando qual sonhador
seu amor abençoado.
11
Teu amor não é ainda
o que quero de afeição,
você é uma saudade infinda
dentro do meu coração.
12
Vou juntar seu coração,
lhe amar e pedir perdão,
dizer que é minha flor,
que seu trovador.
13
Eu amo e assim proponho
viver uma vida a dois,
e sonhar onde haja sonho,
deixar pra acordar depois.
14
Uma luz tão peregrina
ilumina a minha estrada,
tua saudade, menina,
é o que eu tenho e mais nada.
15
Dizem que a saudade
é de fato a maior dor,
mas ela só permanece
até chegar novo amor.
16
As lágrimas no teu rosto
me entristecem, tanto...
porque não sei como vou
poder enxugar seu pranto.
17
Percorri sempre sozinho
com fé os destinos meus...
Sempre tive nos caminhos
a mão bendita de Deus.
18
A vida é uma encruzilhada
e muito se tema fazer;
nunca parar na estrada,
deixar o destino escolher.
19
Reclamar, veja, não muda
o seu caminhar peregrino.
A graça de Deus ajuda
a melhorar seu destino.
20
O meu amor por verdade
invade todo o meu ser...
Conheço com sublimidade
a ventura de viver...
21
Cantam na mata as fontes
que rolam quase em surdina,
no azul do horizonte
é Deus que seu nome assina.
22
Não confies no destino
pois na última viagem
não vão valer desatinos,
bondade vira passagem.
23
Quando a velhice chegar
de nada irei reclamar
pois em toda a minha vida
só amor soube espalhar.
24
Muita luz para vocês
poetas e companheiros...
Que a felicidade dure
durante muitos janeiros!
***
OSAEL DE CARVALHO
é homenageado por mim, quando partiu Eno Teodoro Wanke, com o qual mantive correspondência bem assídua, através de uma trova:
Discursando no palanque,
disse o amigo Osael:
"Eno Teodoro Wanke
foi fazer trovas no céu."
E quando ele foi integrar-se à Academia Divina de Letras, que pra mim é o céu dos poetas, voltei a lembrá-lo:
Foi Osael de Carvalho
trovar com Nosso Senhor,
foi desfrutar do trabalho
que tanto fez por amor.
*******************
Deixo aqui os sites que ele estava produzindo quando deu por encerrada sua obra conosco...
1º - GOOGLE+
*********************************************
2º - BLOGSPOT.COM
*******************************

Um comentário:

  1. Com imensa saudade do meu querido pai, agradeço em nome de toda família o carinho de suas palavras e o espaço dedicado a memória de um poeta que tanto embelezou nossos dias com suas poesias...

    ResponderExcluir

Sei que sou assim: Desde o princípio até ao fim, só restos de mim.