sábado, 17 de maio de 2014

HAICAIS DO OLIVALDO JÚNIOR - SP # Antonio Cabral Filho - Rj


 A QUEM SE LEMBRA DE MIM


Com estes haicais de primavera, me despeço. A Primavera é renascimento.



Dedico estes versos a quem me quer como sou e sempre se lembra de mim.


Olivaldo


Haicais

Tema: Primavera


18h58min


Flor da primavera

que mamãe comprou no Centro:

rubra flor na terra.


Tremelica a folha:

na folhagem trás de casa,

borboleta pousa.


Um gato passeia,

noite adentro, sobre o teto:

lua cheia, inteira.


O cachorro espanta

passarinhos no quintal:

só a fonte canta.


Em Mogi Guaçu,

nas ramagens da parreira,

floração azul.


19h28min


Olivaldo Júnior


Mogi Guaçu, São Paulo, vinte e seis de outubro de 2013.



O QUE É HAICAI

Haicai é um poema de origem japonesa, que chegou ao Brasil no início do século 20 e hoje conta com muitos praticantes e estudiosos brasileiros. No Japão, e na maioria dos países do mundo, é conhecido como haiku.


Segundo Harold G. Henderson, em Haiku in English, o haicai clássico japonês obedece a quatro regras:


  • Consiste em 17 sílabas japonesas, divididas em três versos de 5, 7 e 5 sílabas
  • Contém alguma referência à natureza (diferente da natureza humana)
  • Refere-se a um evento particular (ou seja, não é uma generalização)
  • Apresenta tal evento como "acontecendo agora", e não no passado.




***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sei que sou assim: Desde o princípio até ao fim, só restos de mim.