quarta-feira, 3 de junho de 2015

Coleção Cordel De Haicais / José Lira - PE * Antonio Cabral Filho - RJ

O Resto Dos Meus Dias
José Lira

Haicais
De
SHIKI

EDITORA COQUEIRO
com raízes na terra
jlirabr@yahoo.com.br
*
JOSÉ LIRA, 
antes de tudo, é um pesquisador. Nasceu na Paraíba e vive há quase trinta anos no Recife. Sua bibliografia já pegou tope e conta entre sua prole com dois livros de contos ( Velhas Histórias Ortigãs e Novas Histórias do Brazil) e tem no prelo uma novela na qual são incluídos haicais e outros poemas de sua autoria. 
JOSÉ LIRA
é também tradutor, com incursões na ensaística sobre os meandros da tradução, tendo já produzido dois livros intitulados "Emily Dickinson: Alguns Poemas e a Branca Voz da Solidão. Mas a sua penetração é maior no mundo do Haicai, onde transita de Jack Kerouac a Matsu Bashô, passando por Buson, Issa e Masaoka Shiki. Seus textos teóricos figuram em revistas universitárias da USP, UNESP, UFSC,UFPB e, inclusive, Universidade de Coimbra, na revista Scientia Traductionis, onde podemos desfrutar do seu ofício, baixando o texto ...https://digitalis-dsp.uc.pt/bitstream/10316.2/33302/1/Scientia%20Traductionis7_artigo14.pdf?ln=pt-pt   

JOSÉ LIRA,
além disso, é poeta e haicaísta e suas atividades são bastante vastas nesse âmbito. Um exemplo é a Coleção Cordel de Haicais, que dirige, traduz e edita através do selo Editora Coqueiro.
Um exemplo é o livro acima, do haicaísta Japonês Masaoka Shiki ( 1867 - 1902 ), um dos inovadores estilísticos do gênero, antes preso a temas tradicionais, como natureza, estações do ano, monumentos naturais e fenômenos místicos. Este autor introduz liberdade na construção poética desse tipo de poesia, não segue a métrica ( 5x7x5 ) nem as temáticas dirigidas através de kigos. 
Exemplos:

De mim se diga:
Vivia de caquis
e de poemas.

*
Qual é a conta
do resto dos meus dias?
Que noite curta 

*
Matei a aranha:
Agora estou sozinho
na noite fria.

Vejam como a sua poesia emerge com a pureza das coisas simples, sem se deter nas formalidades.

Mas quem estiver interessado na coleção, é só entrar em contato com o José Lira através do email acima.

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sei que sou assim: Desde o princípio até ao fim, só restos de mim.